segunda-feira, 30 de julho de 2012

3º DIA DUKAN + FITNISTAS



3º dia da fase de araque da dieta Dukan.
Vou continuar malhando na academia e seguir as recomendações da fitnistas, fiz meu VISOIN BOARD – virtual e de colagem – colei bem na frente do banheiro e o virtual é esse acima.
Abaixo um texto resumido o que é a Dieta Dukan – Desde que eu iniciei na RA, sempre segui uma rotina de cotas com carboidrato, proteínas, legumes, verduras e frutas. Mas como não estou encontrando um lugar com uma orientadora legal, e não tenho tempo para mim, vivo em função de ajeitar o bem estar de outras pessoas (marido, mãe, filho e neto) vou tentar essa dieta que só vai depender de mim, de dinheiro para as compras semanais e pequeno tempo de preparo das refeições.
Hoje sou uma pessoa que vivo me cobrando por tanta coisa que tenho para fazer para mim e não encontro tempo, acho que preciso ir a um psicólogo para trabalhar melhor isso na minha cachola, não sei deixar de tentar ajeitar a vida de minha mãe que depende de mim, pois não anda, não consigo falar não quando pedem para cuidar do meu neto até fico sem ir na academia que amo tanto, marido estou pondo na linha, pois se não me ajudar com a limpeza da casa eu tb não ajudo ele com o que ele precisar de mim – tá aprendendo o danado. 
Dieta Dukan
Essa “dieta, famosíssima na França também pelos nomes “Dieta Francesa” ou Dieta Protal” ou Dieta “Dr Dukana” é baseada em proteínas e idealizada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, é dividida em quatro fases.
O Regime Hiperproteínico Dukan propõe uma dieta rica em proteínas e pobre em gorduras e carboidratos, preservando a massa muscular. Como essa dieta permite o EMAGRECIMENTO RÁPIDO pode dar causa à falta de nutrientes ou vitaminas ou outros efeitos colaterais, especialmente na “fase de ataque”. Portanto, é necessário sempre consultar seu médico.
Efeito Proteína:
"Você deve comer proteínas e eliminar todos os carboidratos e açúcar para fazer com que o seu corpo queime gordura ao invés de açúcar. Quando você come carboidratos o corpo gera energia ao queimar o açúcar contido nos carboidratos. Quando você consome proteína o corpo queima a gordura encontrada nestes alimentos e também a gordura armazenada no seu corpo."

Pontos Positivos da Dieta Dukan
·         A perda de peso é rápida.
·         A perda de peso é imediata e significativa: 1 quilo por semana e de 8 a 10 quilos em um mês.
·         A dieta é baseada no consumo de alimentos naturais.
·         É ideal para quem prefere cozinhar em casa.
·         A ingestão de proteína alivia a fome, diminui o apetite e dá sensação de saciedade, fazendo com que não haja vontade de comer entre as refeições.
·         É fácil de seguir, pois os alimentos permitidos podem ser preparados nas casas de amigos, familiares ou comprados em restaurantes.
·         Durante a terceira fase, a pessoa pode comer quanto quiser duas vezes por semana, estratégia que evita a frustração.
·         A fase para consolidação evita o efeito rebote (retrocesso).
Pontos Negativos
·         Perder muito peso num curto espaço de tempo (durante a primeira semana) conduz a uma falta de vitaminas, fibras e minerais não existentes na dieta. Pode-se então acrescentar vitaminas e sais minerais.
·         Risco de fadiga e exaustão devido a uma ingestão de proteína única durante a primeira fase e exagerada durante as fases subsequentes.
·         Fadiga causada por uma perda de peso imediato.
·         Constipação intestinal, devido à falta de fibras.
·         A ingestão insuficiente de calorias.
  
Conheça as 4 Fases da Dieta Dukan:
1- Fase de ataque
É a primeira fase da dieta e dura uma média de 5 a 7 dias. Durante este período, você só deve consumir proteínas puras. Atenção: o consumo de carboidratos (frutas, arroz, pão, cereais) e lipídios (óleo, manteiga, peixe gordo) é estritamente proibido.
Exemplo de Proteínas permitidas: Carnes magras bovinas, fígado, rins, aves (exceto patos e gansos) e a pele das aves, que é muito oleosa, peito de peru ou de frango, mariscos e frutos do mar, moluscos, crustáceos, ricos em proteínas e pobre em gordura. Também iogurte, queijo ou leite desnatado, além de ovos, que são plenamente permitidos na primeira fase.

Lembrem-se de que é a etapa radical, porém curtinha: você decide se fica nela 5,6 ou 7 dias, período no qual seu corpo vai ficar preparado para a dieta. Veja os cardápios e as quantidades de proteína sugeridas. Escolha somente 1 das sugestões para cada refeição:
Café Matutino
·         Escolha 1: 1 potinho de iogurte natural (ou com fruta) 0% de gordura, Três fatias de peito de perulight, 1 xícara de chá verde
·         Escolha 2: Duas fatias de queijo minas frescal com zero% gordura, Três fatias de presunto magro, 1 xícara de chá de café com leite desnatado (e adoçante)
·         Escolha 3: Omelete (uma gema e duas claras), Uma taça de gelatina diet, Um copo (200 ml) deágua de coco
Lanche Matutino
·         Escolha 1: Duas fatias de queijo ricota (ou minas frescal zero gordura)
·         Escolha 2: Três fatias de presunto de frango
·         Escolha 3: Dois enrolados feitos com 2 fatias de presunto e duas de mussarela light cada um
Para o Almoço
·         Escolha 1:  Um pedaço de filé de peito de frango com duas fatias de mussarela light, Um ovo mexido (de preferência caipira)
·         Escolha 2: 1 fatia de filé magro acebolado e 3 colheres de sopa de queijo cottage zero gordura
·         Escolha 3: Duas postas de peixe assado (namorado, badejo, etc) e 1 ovo cozido temperado com azeite e orégano (prefira ovos caipiras)
Lanche Vespertino
·         Escolha 1:  Uma fatia média de queijo, Uma taça de gelatina diet e Uma xícara de chá branco.
·         Escolha 2: Duas colheres de queijo cottage, 2 fatias de peito de peru light e 1 copo (200 ml) de água de coco
·         Escolha 3: Um pote de iogurte natural (ou de fruta) zero gordura, 2 fatias de presunto magro e uma xícara de chá de camomila
Para o Jantar
·         Escolha 1: 5 colheres de sopa de camarão no bafo (ou refogado no alho e pouco azeite) ou 1 filé de salmão assado – uma das opções anteriores – e duas fatias de queijo frescal
·         Escolha 2: 4 nacos médios de carne de panela e 3 fatias médias de queijo de soja – tofu
·         Escolha 3: Quatro coxas de frango média sem a pele ou 5 colheres de sopa de carne moída refogada – uma das opções anteriores – e 3 fatias de presunto magro

O QUE É LIVRE PARA COMER NA 1ª FASE:

Varie o cardápio com as 8 categorias de alimentos abaixo:

·         Carne magra: vitela e carne bovina grelhada, assada ou cozida.
·         Carne branca: aves (com exceção do pato) e coelho.
·         Peixe: magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos.
·         Miúdos: fígado, língua de vitela ou rim.
·         Frutos do mar: camarões, lulas e mariscos.
·         Frios: presunto magro, de frango e peru light.
·         Laticínios: 2 porções diárias de queijo e iogurtes sem gordura e leites desnatados.
·         Ovos: 2 por dia, no máximo, de preferência caipira.
Água é muito importante: para os rins não ficarem sobrecarregados pelo consumo da proteína. Beber de 2 a 3 litros por dia, além de chás e cafés sem açúcar (com adoçante).
Temperos: ervas, alho e cebola à vontade, porém modere no azeite e óleos em geral.


Estou nessa fase, e lendo o livro ainda:
¨ É permitido Gelatina Diet, então na fissura pelo doce recorra a ela;
¨ É permitido Refrigerante Light;
¨ Receita do Peixe  -Tempere o peixe com sal e limão;
Depois tempere com vinagre balsamico e um fio de azeite
Passe o peixe no farelo de aveia (como se fosse fazer a milanesa)
E depois leve na frigideira antiaderente com um fio de azeite bem quente;
Fica uma delícia!!! Vale a pena!

X*X*X*X*X*X*X*X*X******************X*X*X*X*X*X*X*X*X*********************X*X*X*X*X*X*X*X*X*X*****************X*X*X*X*

2- Fase introdutória de legumes
Nesse período, você deverá consumir os legumes até conseguir chegar no peso esperado. Você poderá alternar um período de consumo exclusivo de proteínas puras com um período de consumo de proteína, juntamente com alguns legumes.
·         Legumes permitidos: Tomate, rabanete, berinjela, aipo, cogumelos, pimentão, espinafre, escarola, feijão verde, repolho, abobrinha, alho-poró, pepino e saladas de todos os tipos.
·         Legumes proibidos: aqueles que contêm carboidratos e lipídios (batata, arroz, abacate, alcachofra) como ervilhas e lentilhas.
Bebidas líquidas: Durante esta fase você precisa beber pelo menos 1, 5 litros de água por dia.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
3- A fase da consolidação 
 Essa fase já é mais tranquila e durará o período de 10 dias por quilo perdido. O objetivo desta última fase é conseguir manter o peso sem recuperar os quilinhos perdidos, obtendo-se o sucesso da dieta. Nesse período a pessoa pode comer quanto quiser, duas vezes por semana.
Reintrodução de alimentos não permitidos: nessa fase você vai retomar alimentos proibidos durante as outras fases (frutas, alguns legumes …), de maneira lenta e gradual.
Durante esta fase você vai poder comer:
·         Alimentos ricos em proteínas listados na fase de ataque.
·         Os produtos hortícolas e uma porção de fruta (exceto banana, cereja e uva) todos os dias.
·         Proteína, só um dia por semana.
·         O que quiser duas vezes por semana
 ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
 4- Fase de estabilização
A fase de estabilização percorre todo o restante da vida da pessoa, que vai aprender a manter o peso desejado.
É a fase mais importante, pois permite a manutenção do corpo como desejado sem recuperar o que se perdeu. A orientação é comer apenas proteínas puras (como indicado na fase de ataque) um dia por semana. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ATÉ QUANDO???


OS DIAS ESTÃO PASSANDO E EU EMPURRANDO COM A BARRIGA.
NÃO ENCONTREI TEMPO E AJUDA, PARA MUDAR.
A ROTINA DO TRABALHO E DE CASA NÃO MUDA.
EU NÃO TENHO TEMPO PARA MIM, CONTINUO PONDO EM 1º LUGAR OS OUTROS.

EU ME AMO - SIM
EU QUERO MUDAR - SIM
EU VOU FAZER ALGO PARA MUDAR - SIM
EU ESTOU DEPRESSIVA - SIM