segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENDORFINA A CULPADA DE MEU STRESS!!!



O termo endorfina se origina das palavras endo(interno) e morfina (analgésico), e trata-se de um neuro-hormônio endógeno (produzido pelo próprio corpo), da glândula hipófise.

A endorfina traz vários benefícios para o nosso corpo, como aumento de disposição, melhora no sistema imunológico e alívio de dores.

“A endorfina é o que chamamos de neurotransmissor, ou seja, é uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbios, que modula dor e estresse.

Regula a utilização de carboidratos como forma de energia, estimulando a queima de gordura corporal como forma de energia”.

“Sua liberação através do esporte propicia o aumento da disposição física e mental, dá a sensação de bem-estar, alivia as dores, melhora a resistência física e a tolerância ao esforço fisico, melhora o humor etc”.

A endorfina vicia?
“A prática de atividades promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de ´droga natural´. Por ser produzida pelo próprio organismo, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios”.

“De certa forma, podemos dizer que a endorfina é viciante sim, já que a falta do exercício físico por alguns dias, quando se está em um treinamento, pode levar à sensação de desconforto, mau-humor e cansaço.

Prontamente as boas sensações retornam após reiniciar o programa de treinamento. É o sentir falta do exercício”.

O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?]
• Melhoram a memória;
• Melhoram o estado de espírito (bom humor);
• Aumentam a resistência;
• Aumentam a disposição física e mental;
• Melhoram o nosso sistema imunológico;
• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;
• Aliviam as dores.

Quem pratica exercícios físicos sabe bem a sensação provocada por essa substância.

Bastam alguns minutos de atividade física para nosso corpo ser inundado por endorfina, um hormônio que provoca sensação de bem-estar, euforia e relaxamento.

É exatamente este alívio que a malhação provoca o que faz com que tenhamos vontade de praticá-la com freqüência, como qualquer outra atividade que nos dê prazer.

O responsável por todo esse êxtase é o cérebro, que reage à prática de exercícios liberando o poderoso neuro-hormônio.


ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer .

Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.

Os distúrbios de humor diminuíram significativamente nas pessoas que pedalaram.

O efeito foi observado imediatamente após a atividade e persistiu por 12 horas. Atualmente, muitos médicos já receitam atividade física para o tratamento de transtornos como ansiedade e depressão.

Além de combater o desânimo, as endorfinas aumentam a resistência física e mental, fortalecem a memória e o sistema imunológico.

POR ISSO HJ EU VOU PARA ACADEMIA FAZER UMA AULA DE JUMP, DEPOIS PASSO NA CASA DE MAMYS FAÇO AS MASSAGENS (ELA ESTÁ MELHORANDO) AI VOU PARA CASA PREPARAR O JANTAR,
MARIDO CONCORDOU EM ARRUMARMOS ALGUEM PARA ME AJUDAR NA SEXTA-FEIRA COM A FAXINA.
ELE NUNCA TINHA ME VISTO CHORAR TANTO SEM MOTIVO, NÃO BRIGAMOS, NÃO TEVE NADA ANORMAL, APENAS EU ME SENTIA PÉSSIMA COMIGO MESMO E ME FAZENDO COBRANÇAS DE COISAS QUE EU NÃO DEVERIA TER COMIDO.

EU TENHO NECESSIDADE DE MALHAR É MEU ANTI-DEPRESSIVO NATURAL!!!!

5 comentários:

  1. tbm sou viciada em malhar, nao compulsiva, mas preciso sentir que estou fazendo algo por mim, e a sensação de dever cumprido apos uma hora na academnia e revigorante... vai malhar mesmo, aproveita esse tempo TEU.
    Boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  2. Nao tem coisa melhor q sentir seu corpo queimando calorias! Eh isso q eu sinto qdo malho! Sem contar q enquanto keimo as calorias eu penso na morte da bezerra!! kkkkkkkk Segunda eh o dia do recomeço!! Vamus voltar a ativa!! Bjuz Flor!

    ResponderExcluir
  3. Ah Crizz, quando a gente sabe o que nos faz bem, é ótimo! Ainda bem que alguém vai te ajudar, pois viver concentrando tudo e se sobrecarregando não dá.

    Minha abuela já passou da fase de se apoiar nos móveis e na bengala. Está no andador faz tempo e não fica sem ele. A gente que tem que ir se adaptando às vidas das nossas velhinhas queridas! Melhoras para sua mãe!

    Bjs e força! Boa malhação!

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga eu queria tanto entrar na academia, to orando a Deus para que abra as portas!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nada mais belo que ver aquelas gordurinhas derretendo e indo embora pelas beiradas do corpo, mas acredito que nós devemos adequar a atividade fisica com algo que amamos fazer, popr ex, ele comecei a dança do ventre AMO de paixão é uma coisa que emagrece, melhora a auto estima, define os músculos e ainda mais EMAGRECE ...adoro nega tanta juntar os dois e corre p/ o abraço..Bjocas e se cuida

    ResponderExcluir