quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EMAGRECER É DIFÍCIL



Li um texto do TOMMASO – Psicoterapeuta e refleti muito sobre ele:


EMAGRECER É DIFÍCIL...

Os números estão aí! 95% das pessoas que emagrecem voltam a engordar em um ano! Isso, das que conseguem!

Porque isso acontece? Emagrecimento é muito mais que dieta, medicamentos, exercícios. Consiste na firme disposição de modificar estilo de vida para sempre, na medida em que a obesidade não tem cura, mas sim tratamento. É uma doença crônica. Você pode ESTAR MAGRA, mas NÃO É MAGRA. Estará magra enquanto mantiver o problema sob controle. Descuidou? Engordou! A finalidade é perder gordura para a vida toda e não por curto período de tempo.

O alimento é muito mais que nutrição. É afeto, sociabilidade e está intimamente ligado às nossas emoções. Comemos por fome, mas também por fatores emocionais como insegurança, para suprir nossas carências afetivas, por ansiedade, depressão, stress. Comemos nas celebrações. O alimento simboliza amor, afeto, carinho. Nossa relação com a comida não é tão lógica. O alimento nos traz, alem da nutrição, prazer e dor.

Portanto mexer no comportamento alimentar não é fácil, já que se institui desde o nascimento, no aleitamento materno. E, no entanto é necessário fazê-lo, se a pessoa quiser efetivamente emagrecer e POR TODA A VIDA, se quiser permanecer magra.

Se você engorda e emagrece, come sem fome, é preso de ansiedade, belisca após as refeições, come excessivamente à noite, se come compulsivamente, se tem longo histórico de obesidade-sobrepeso, inclua a psicologia em seu programa de emagrecimento.

Quando a comida serve para outros propósitos como a compensação de emoções, suprimento de carências, o nosso lado consciente quer emagrecer, mas enfrenta o lado inconsciente, que quer manter as coisas como estão. E em conflitos desse tipo, querer a mesma coisa ao mesmo tempo, vence o lado inconsciente. SEMPRE!

Quem tem o problema, quer emagrecer e permanecer magra deverá se reestruturar emocionalmente. Precisará emagrecer principalmente a cabeça.

ESSA É A FUNÇÃO DA PSICOLOGIA!


O que vc acham desse assunto?

Eu penso que realmente precisamos primeiro emagrecer na cabeça, para que os resultados apareçam no corpo.

Essa semana não fui um dia na academia peguei uma infecção muito forte na garganta e o pus não está saindo, ele desce pela garganta, que tem me ocasionado muita febre e mal estar. As radiografias constam um pulmão a beira de uma pneumonia.Por estar me sentindo muito fraca o medico me recomendou repouso, e eu só estou obedecendo pq não agüento nem ficar em pé.

Quanto a RA eu não tomo cerveja a mais de uma semana, pequei esses dias com os carboidratos, pois minha vontade de só ficar deitada e não tenho animo nem para fazer comidinhas ligth. Semana que vem volto com tudo na AF, já estou melhorando.

EU VOU EMAGRECER MINHA CABEÇA, BJUS

Um comentário: