sábado, 5 de setembro de 2009

PERIGOS QUE ACOMPANHAM UMA RA!




O estresse diário faz você atacar a geladeira? De noite, come sem pensar no amanhã? Se a comida ocupa espaço demais nos seus pensamentos e no seu estômago, é hora de mudar.

Quando bate a gula fica difícil entender esse episódio tão irracional. Cada vez mais, porém, sabe-se que o tipo de alimento que motiva essa compulsão, assim como o período, se de dia ou de noite, pode explicar o porquê dessa fome voraz.

Na prática, fome emocional é qualquer tentativa de compensar solidão, estresse, ansiedade, sentimento de culpa ou de vazio com muita, muita comida, que pode ser um pacote de bolacha recheada, um prato de brigadeiro feito na hora, uma travessa de feijão gelado ou até um pão duro com açúcar. Ou, ainda, tudo isso junto.As crises, rapidíssimas, duram de 3 a 8 minutos, mas produzem verdadeiros estragos: o compulsivo passa a ter extrema dificuldade para emagrecer e manter o peso.

Mulheres perfeccionistas, inseguras, depressivas, ansiosas, e muito preocupadas com o corpo são vítimas preferenciais da comilança. A pessoa costuma ser 8 ou 80 em tudo. Ou come todos os bombons da caixa ou nenhum; ou muda de emprego para ganhar dez vezes mais ou continua onde está. A gula bate à noite. Normalmente, a pessoa garante que faz dieta. Come saladas e evita doces na frente dos amigos, mas de madrugada, sozinha, devora tudo o que vê pela frente, até arroz e feijão gelados. Atacar a comida à noite é a marca dos comedores noturnos. As pessoas que desenvolvem esse tipo de compulsão têm total consciência de que as idas à geladeira são prejudiciais, mas acreditam que só comendo vão preencher o vazio que sentem.

E, como se privam de mastigar durante o dia, à noite estão famintas. Para compensar, enchem o estômago com qualquer coisa, inclusive com alimentos que não gostam e que normalmente são restritivos numa dieta saudável.

Quem tem pressa, come cru. Por causa da correria da vida profissional, muitas pessoas não prestam a atenção ao que comem: misturam salgadinhos, balas, chocolates, frituras, etc. E o que é pior: exageram na refeição passando, logo depois, um longo período de tempo sem comer nada, se presenteando com um suculento jantar, "com tudo o que tem direito".

A principal conseqüência de quem leva uma vida muito estressante é a falta de tempo até para se olhar no espelho. E, quando isso acontece, o estrago já está feito!.

Aprender a delegar tarefas e responsabilidades é o começo para tratar o comer desenfreado gerado por estresse. O primeiro passo é começar a avaliar se a pressa na execução de uma tarefa é mesmo necessária. O importante é se programar e reservar pelo menos 40 min para cada refeição.

Viciada em carboidrato, mas quem está em dieta não deve comer 4 fatias de pão de glúten, por exemplo, concorda? Mas isso pode acontecer. Diante de irritações, frustrações ou inseguranças, algumas pessoas sentem a necessidade de comer carboidrato.

Entre os casos de fome compulsiva, a voracidade por carboidrato é o mais comum de todos. Mas, também, o mais difícil de ser tratado. É que o açúcar(gerado na digestão da molécula de carboidrato) proporciona sensação momentânea de bem-estar. E isso é o faz a pessoa comer o tempo todo, sem perceber. É comum quem não fica sem carboidrato reclamar que não sabe por que engorda.

Se você não consegue imaginar um café da manhã sem um pãozinho francês faça um teste: fique um dia sem ele e verá que irá sobreviver - e bem! Mas não faça dietas sem carboidrato! A quantidade deve ser dosada durante todo o dia.

Ha pessoas que engordam e elegem a comida como única companhia. Então vão atrás de pratos elaborados e bem temperados por acreditarem ser esse o único prazer na vida. Daí a dificuldade em seguir dietas. Existem alimentos que provocam a compulsão, assim como momentos mais propícios, mas eles variam de pessoa pra pessoa. O importante é identifica-los para evitar.

A solução é acreditar que é capaz. Essa é a palavra mágica para quem come pela falta de gente ao redor. Para dar um basta nesse comportamento e emagrecer é fundamental tornar-se independente e, aos poucos, passar a ter total controle sobre a própria vida.
Esse texto me fez rever o que tenho feito de errado e vou procurar melhorar o meu desempenho. Essa semana tem feriado na segunda mas em compensação começo a trabalhar na quarta-feira e com isso vou para academia, voltando a minha rotina finalmente.
Esse negocio de anotar os pontos é bom, tenho me conscientizado mais antes de repetir algo que comi ou pegar algo para comer por impulso, ainda estou lutando comigo mesma para anotar tudo, mas tudo mesmo, pois tem horas que falo vou anotar depois e o depois...... eu esqueço. Como pode eu querer enganar a mim mesma. Crizzz, Crizzz juízo menina.!

2 comentários:

  1. Crizzz, gostei do texto também! Eu também achava um saco, uma neurose ou algo do tipo ficar anotando tudo que tinha que consumir durante o dia, mas como TUDO na VIDA, faz parte. É um processo a R.A. e quanto mais se dedicar a ela, melhor será. E percebi que esse tempinho mínimo anotando faz toda diferença...

    Ao menos, para mim, funciona. Bj

    ResponderExcluir
  2. piro que eu sou assim, compenso meu estresse e minah angustia com comida, mas estou tentando mudar isso... bjus!!

    ResponderExcluir