terça-feira, 13 de setembro de 2011

INTOLERANCIA - LACTOSE


Faz um tempão que eu sofro com enjôos, gases, constipação, soluços, dores de estomago fortes e nunca tinha me ligado que isso tudo acontecia sempre que consumia alguns alimento que tivesse leite. Costumava usar mais yogurtes do que leite, então meu café da manhã era sempre café preto ou chá e à tarde ou a noite eu tomava yogurte só que evitava alguns que me faziam mal.

A foto acima foi tirada de minha mesa no escritorios, com as minhas comprinhas para fazer lanche a tarde, mas agora, yogurte e queijo serão descartados.
Há quase um mês senti uma vontade danada de tomar café com leite, comprei o leite elege com 90% menos lactose para experimentar, pois pensei deve ser levinho. Tomei um copo e solucei a manhã inteira, fui almoçar e meia hora depois quase morri com o furo do estomago, parecia uma faca me cortando tudo, fui para o pronto socorro fiz exames de urgência, descobri que a ulcera no duodeno voltou e que tenho um nódulo no ovário direito. Estou aguardando a consulta com os especialistas: ginecologista e gastro para continuar o tratamento.

Mas já de cara o médico do pronto socorro diagnosticou INTOLERANCIA A LACTOSE.

Comprei leite de soja e tenho tomado todos os dias os enjôos, dor de estomago e soluços só voltam quando eu consumo doce ou bolo feito com leite. Aprendi pela dor que não posso mais usar leite é comer algo e passar muito mal.

Já tinha ouvido falar dessa tal intolerância, mas sempre achei que fosse algo fora do normal que a pessoa vomitava e ficava com a cara vermelha cheia de caroços, mas isso é que tem alergia a lactose que é o caso mais grave.

Então para minha coleção de doenças mais uma INTOLERANCIA À LACTOSE.

“A lactose é o açúcar encontrado no leite e há um número muito grande de pessoas que desenvolve intolerância a este alimento. Na intolerância a lactose há falta da enzima lactase, necessária para a absorção e digestão deste açúcar do leite. Os alimentos ricos em lactose não são digeridos, provocando cólicas,flatulência, distensão abdominal e diarréia, ou seja, muito mal estar e sensação de desconforto após a alimentação.

Alimentos como leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, manteiga e preparações a base de leite, como bolos, tortas, pudins, cremes, molho) devem ser evitados. Atualmente já existe uma grande variedade de alimentos que podem substituir os produtos a base de leite, como a soja e seus derivados, extrato de soja, leite de soja, farinha de soja, proteína de soja texturizada, missô, shoyo e cereais integrais.










2 comentários:

  1. Oi Cris, recentemente descobri a intolerância à lactose e o hipotireoidismo. Lendo matérias, soube que a soja é um vilão para quem hipotireoidismo. O consumo diário deve ser evitado e por conta da intolerância, pode-se alternar com sucos, chás ou outros leites vegetais, como o de castanha, o de arroz etc. E ainda tem a questão do medicamento. Tomo Pantoprazol e Puran T4 todo dia em jejum e lendo a bula, vi que não pode se tomar os dois juntos (medicamentos para o trato gastro-intestinal junto com o Puran T4). De fato, vários vezes senti até dor estomacal logo depois de tomar os 2 juntos. Portanto passei a separá-los e acordar mais cedo :D Mas enfim, agora procuro alternativas para uma vida mais saudável. Nada de doces, leite de vaca ou ingredientes lácteos. E exercício e uma vida mais saudável.
    Parabéns pelo espaço. É bom compartilhar experiências que ajudem outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Tanto o puran T4 como o pantoprazol tem lactose como excipiente.

    ResponderExcluir